cartaz
Cultura, 22.04.2022 às 08:23
XXXI FITU Bracara Avgvsta - Festival Internacional de Tunas Universitárias
A Tuna Universitária do Minho e a ARCUM - Associação Recreativa e Cultural Universitária do Minho voltam mais uma vez a organizar o seu Festival Internacional de Tunas Universitárias (FITU) entre os dias 27 de abril e 1 de maio, na cidade de Braga. Este ano o evento contará com tunas oriundas do Perú e Espanha!

Após uma edição em 2021 ainda marcada pelas restrições impostas pela pandemia, os “Vermelhinhos” apresentam para esta edição várias novidades, e também alguns regressos bastante esperados. Desde logo, o festival volta a contar com duas noites de espetáculo no Theatro Circo, nos dias 29 e 30 de abril. Para além disso, regressam também o arraial académico na quarta-feira dia 27 de abril, a solene Serenata à Cidade de Braga, na noite de quinta-feira dia 28 de abril, e o Pasacalles (desfile das tunas) no centro histórico da cidade durante a tarde de sábado dia 30 de abril. Para além disso, o after-party do festival volta a acontecer na discoteca Sardinha Biba.

Este ano, o festival conta com a participação da Tuna Universitária de Aveiro (vencedora da última edição), a Tuna de Medicina do Porto, a Estudantina Universitária de Coimbra, a Hinoportuna - Tuna Académica do IPVC (Viana do Castelo), Tuna de la Universidad de León (Espanha) e a Tuna de la Universidad Nacional Federico Villarreal (Perú). Como é habitual, também participa como grupo extraconcurso a Azeituna - Tuna de Ciências da Universidade do Minho. A apresentação estará a cargo da tuna organizadora e dos Jogralhos - Grupos de Jograis da Universidade do Minho.

As grandes novidades desta edição são, para além do regresso de uma tuna do continente sul-americano, esta contará com a atuação e workshop do grupo de Pauliteiros Mirandeses de Palaçoulo durante a tarde de sábado, dia 30 de abril, e a participação especial da canta-autora Filipa Torres durante uma das noites de espetáculo.

Os bilhetes encontram-se já à venda na bilheteira do Theatro Circo, BOL.pt, Gabinete de Apoio ao Aluno da UM e postos de venda habituais.

Mais informações em www.fitu.pt

Fonte: Tuna Universitária do Minho