Organizado pela Azeituna - Tuna de Ciências da Universidade do Minho e produzido pela Braga Eventos, o “Espetáculo Azul” decorreu no passado dia 26 de novembro, no Altice Fórum Braga.
O evento envolveu a reprodução na íntegra do CD “Azul”, composto por 15 temas. Este álbum surge 11 anos depois do último projeto, “Percursos”, em 2009. O lançamento do disco, que conta com seis originais, foi feito em dezembro de 2020, mas teve de esperar um ano para ser apresentado devido às restrições que condicionaram o mundo do espetáculo durante o último ano.
O espetáculo abriu com a atuação do fadista Mário Fernandes, acompanhado por Daniel Pereira Dinis, da Azeituna, no cavaquinho. A performance contou ainda com uma homenagem a Carlos do Carmo, que faleceu no início deste ano.
Após este primeiro momento, prosseguiu a apresentação do sétimo disco da Tuna de Ciências da Universidade do Minho que conta com temas como “A minha música”, “Ovo de Colombo” ou “Estou além”. No entanto, acaba por ser o último tema a dar nome ao álbum, “Azul”.
O concerto foi pautado pela particular originalidade da Azeituna, que trouxe a palco a patinagem em linha e a capoeira, demonstrando que nos grupos culturais há sempre espaço para inovação.
À conversa com Inês Oliveira, aluna da Universidade do Minho, o entusiasmo era notável, “Há muito que queria assistir a uma atuação da Azeituna e como no Arraial não tive oportunidade, aproveitei o Espetáculo Azul para concretizar este desejo. Foi incrível”.
Chegado o concerto ao fim, houve ainda tempo para a foto de grupo e para a venda de CD’s à porta do Altice Fórum Braga. A festa seguiu noite fora no Lustre.
Texto e fotos: Luís Barros