UMDicasPublicidade
 
             
  Autenticação/Login
 
Homepage
Mapa do Site
Contactos
email webmaster
   
  imprimir
voltar 
24ª edição do Troféu Reitor encerrou ontem com finais e entrega de prémios     24ª edição do Troféu Reitor encerrou ontem com finais e entrega de prémios
UMinho,sexta-feira, 16-06-2017

O Troféu Reitor 2017 que foi também a 24ª edição do evento desportivo de mais tradição na Academia Minhota, que junta numa mesma competição, alunos, funcionários e antigos alunos da UMinho terminou, num dia repleto de emoções, surpresas, mas, principalmente de muita festa, com a entrega de medalhas e troféus aos vencedores deste ano.
 


Após mais de um mês de competição (iniciou no passado dia 8 de maio), envolvendo sete modalidades (Badminton, Basquetebol 3x3 misto, Futsal Masculino, Futsal Feminino, Golfe, Voleibol de Praia Misto e Corrida), e cerca de 500 atletas, chegou ao fim mais uma edição do Troféu Reitor que teve ontem o seu ponto alto com as finais e entrega de prémios a todos aqueles que conseguiram um lugar de pódio.

Após algumas centenas de jogos, vitórias, empates, derrotas, muitas alegrias e muitas tristezas, muita emoção e alguns desencantos, o Troféu Reitor põe a Academia, a maior parte dos seus cursos, os seus funcionários e até os seus antigos alunos a competir entre si, a fazer desporto nos seus campi, numa rivalidade saudável que prima pelo fair play entre os participantes, mas sempre com um objetivo, conseguir o titulo de campeões do Troféu Reitor na respetiva modalidade. Este ano, pela primeira vez, estava também em jogo o "Troféu Coletivo Curso+", atribuído diretamente ao Curso que obtivesse maior pontuação, calculada pelo número de inscritos e sua classificação, quer nas modalidade individuais, quer nas coletivas. Este Troféu será entregue pelo Reitor na Gala do Desporto da UMinho, a realizar no próximo mês de julho, aos representantes do Curso Vencedor.

Este último dia de competições, para além dos campeões e vice-campeões viu ainda confirmadas as equipas/atletas medalha de bronze da competição, bem como os títulos individuais.

Chegado o grande dia e com a possibilidade de tornarem campeões do Troféu Reitor 2017, o nervosismo era visível em equipas e atletas, bem como nos apoiantes de cada uma que iam fazendo a festa nas bancadas do Pavilhão Desportivo Universitário da UMinho, em Gualtar.

O dia começou com a atribuição dos títulos de campeã e vice-campeã de futsal feminino, que foi discutido entre o Mestrado Integrado em Engenharia Informática (MIEI) e as detentoras do titulo de 2016, o Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica (MIEBIOM).

Uma partida que foi dominada por Informática de principio ao fim, que chegou a estar a vencer por 3-0, ainda permitiu que as adversárias reduzissem a diferença para 3-1, mas mesmo a fechar o tempo regulamentar ainda aumentou a vantagem para os 4-1.

Desta forma, o titulo de campeã de futsal feminino do Troféu Reitor mudou de mãos, passando em 2017 para a posse das futuras informáticas.

Na partida que se seguiu discutiu-se a medalha de bronze no futsal masculino. Em campo, Medicina e Contabilidade lutavam pelo último lugar do pódio, levando a melhor os de Contabilidade que entraram bem na partida, estiveram a vencer por 3-0, mas permitiram o empate. A partir daqui, foi um jogo impróprio para cardíacos, com as duas equipas a darem o tudo por tudo para chegarem à vitória, a qual acabou por ?tombar? para o lado dos futuros contabilistas que marcaram nos últimos segundos, uma vitória ?arrancada a ferros?, mas que confirmou Contabilidade como justo vencedor.


Foi debaixo de um sol quente e muito calor que na areia da quadra de vólei de praia da UMinho se disputou a última partida da competição e que decidia a classificação final, uma vez que esta teve o formato de campeonato, de todos contra todos (duas voltas). Nesta partida encontraram-se as equipas de MIEGI e Eng. Biomédica, vencendo MIEGI por 2-0. No final a classificação ditou um empate entre os três primeiros, tendo de se recorrer ao desempate pela diferença de pontos marcados e sofridos para se obter a ordenação do pódio. Desta forma MIEGI voltou a revalidar o título, como no ano transato, Medicina sagrou-se vice-campeã e Eng. Biomédica foi medalha de bronze.

No basquetebol, tal como no voleibol de praia, a competição foi também no formato de campeonato, todos contra todos (duas voltas). Após dez jogos disputados, a classificação final ditou que a equipa da Associação de Antigos Estudantes (AAEUM) se sagrasse campeã de 2017. Na segunda posição ficou Medicina e a medalha de bronze foi para Engenharia Informática. Foi ainda eleita como melhor jogadora Elsa Lima (AAEUM) e o prémio Fair-play foi este ano para Eng. Eletrónica.

Chegados à última final do dia, a do Futsal Masculino, na luta pelo título estava, tal como no ano transato, Eng. Eletrónica Industrial e Computadores (MIEEIC) mas desta, com outro adversário, lutando pelo titulo Engenharia de Polímeros. Uma final que se esperava equilibrada, não fossem as duas melhores equipas, mas que acabou por se revelar bastante desnivelada, pelo menos no resultado, 6-0 favorável aos de Eletrónica.

Este foi um jogo bastante dividido no meio campo, mas Eletrónica, com melhores finalizadores soube aproveitar as oportunidades criadas e ganhou bem esta finalíssima. Polímeros ainda tentava "remar contra a maré", construindo algumas jogadas bem bonitas, mas a sorte e o guarda-redes adversário não os deixaram sequer marcar o "tento" de honra!

Eletrónica ganhou e ganhou bem, e é agora a nova campeã do Troféu Reitor em Futsal masculino!

No final, e em ambiente de festa decorreu a Cerimónia de Encerramento e entrega dos prémios a todos os que conseguiram lugares de pódio, contando para isso com a presença do Diretor do Departamento Desportivo e Cultural dos SASUM, Fernando Parente.

A entrega de prémios começou com as modalidades individuais, sendo os primeiros medalhados, os atletas de Badminton. No feminino, o ouro foi para Nina Katharina Schwanke (Licenciatura em Física); no masculino, César Correia voltou a revalidar o título conseguido no ano anterior (Mestrado Integrado em Medicina), Filipe Moreira (Licenciatura em Bioquímica) foi prata e Paulo Mendonça (Licenciatura em Biologia-Geologia) foi medalha de bronze.

Seguiram-se os medalhados do Voleibol de Praia, Basquetebol, Futsal Feminino e por último os premiados no futsal masculino. 

Na modalidade "rainha" do Troféu Reitor que este ano contou com 22 equipas inscritas, o prémio Fair Play foi para a Licenciatura em Física. O prémio de melhor guarda-redes foi para Nuno Silva (Contabilidade), os melhores marcadores, com o mesmo número de golos foram Philippe Silva (Contabilidade) e Rui Orlando Casimiro (Medicina), foi eleito melhor jogador Philippe Silva (Contabilidade).

Com direito a lugar no pódio e à medalha de bronze ficou assim Contabilidade, a prata foi para Polímeros e Eng. Eletrónica Industrial e Computadores arrecadou o ouro e levou a taça de campeão do Troféu Reitor 2017.

 

Texto: Ana Marques

Fotos: Nuno Gonçalves 


(Pub. Jun/2017)

 
voltar 
 
  quarta-feira, 28.06.2017 |  © 2017 UMDicas / SAS