UMDicasPublicidade
 
             
  Autenticação/Login
 
Homepage
Mapa do Site
Contactos
email webmaster
   
  imprimir
voltar 
Cardio-Fitness, Musculação e Atividades de Ritmo: um serviço completo para te pôr em forma!     Cardio-Fitness, Musculação e Atividades de Ritmo: um serviço completo para te pôr em forma!
UMinho,segunda-feira, 20-03-2017

O Departamento Desportivo e Cultural dos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho (DDC-SASUM) coloca ao dispor da Comunidade Académica, bem como de todo o público externo, serviços de fitness, musculação e atividades de ritmo oferecendo aos seus clientes todas as condições para se possam manter em forma, promovendo assim o bem-estar físico e mental.
 


Com instalações nos dois campi (Gualtar e Azurém), nas salas de Cardiofitness e Musculação podem realizar-se vários tipos de exercícios, adaptados a qualquer situação e pessoa. Segundo Gabriel Oliveira, responsável da Gestão Técnica de Desportiva do Departamento, são disponibilizados vários tipos de materiais que promovem o incremento da condição física dos utentes: "temos equipamentos que estão mais vocacionados para a parte do cardio, que visam provocar desgaste calórico, resistência aeróbica e anaeróbica. Existe também outra parte que se dedica à tonificação muscular, com máquinas de musculação, de supino, de pesos livre, etc."

Com uma equipa composta por 10 técnicos desportivos, profissionais da área que acompanham os utentes em todos os momentos necessários e sempre que sejam solicitados, segundo Gabriel Oliveira, "todos os técnicos são especializados e estão habilitados para prescreverem um programa de condição física mediante os requisitos dos praticantes".

As salas de fitness e musculação estão também abertas a pessoas externas à UMinho. De acordo com Gabriel Oliveira, a "UMinho, sendo uma instituição pública", não fazia sentido que se fechasse apenas à comunidade académica. Ainda assim, os preços praticados são diferenciados porque, segundo o responsável, tem que se olhar primeiro para "a população alvo do serviço" que são os estudantes, docentes e funcionários da Universidade do Minho.

Juliana Alves (aluna de doutoramento em Geografia) é uma das utentes do serviço desportivo, admitindo ser "fascinada por desporto" refere que o ginásio da UM "tem boas instalações e é um espaço simpático", por isso é frequentadora assídua do mesmo. Para a doutoranda, o facto de existir um ginásio no interior dos Campi facilita muito vida que de quem gosta de fazer exercício, de quem gosta de fazer desporto "a gente vem ao ginásio e logo depois do treino posso tomar banho e vou diretamente para o trabalho, para o laboratório sem ter que sair do campus, sem perder tempo dou logo continuidade ao meu trabalho", acreditando que o espaço "é uma mais-valia para a comunidade académica".

Já Elísio Gonçalves (agente reformado da polícia), utente externo há já muitos anos, refere que a preferência pelo ginásio da UM, embora a grande oferta que existe lá fora, se deve ao facto deste "ter um ambiente muito jovem, intelectualmente mais qualificado e por isso com uma qualidade diferente dos ginásios externos?. Assumindo que estar num ambiente universitário é uma mais valia para quem o frequenta, ?para além das questões de cidadania, em que lidamos com pessoas com formação superior, não existe aquele ambiente de ginásio massudo" salientando que "é uma boa opção para quem quer fazer exercício, para quem quer aliviar e desfrutar de alguma tranquilidade".


As salas estão abertas de segunda-feira a domingo, podendo os horários ser consultados em www.sas.uminho.pt.

Para além das salas de condição física, a instalações dispõem ainda da atividade de Treino Funcional, um método de treino físico, que visa a melhoria da aptidão física relacionada com a saúde, ou melhoria da aptidão física relacionada com a performance. Esta tem como característica, um alto gasto calórico, por envolver o movimento de grandes grupos musculares.

Este tipo de treino junta o trabalho de diferentes habilidades num único exercício, conseguindo trabalhar a força, o equilíbrio e a flexibilidade de uma vez só.

A vantagem deste método de treino é a de atender, tanto o indivíduo mais condicionado, como o menos condicionado, criando um ambiente dinâmico de treino. Para iniciar não é necessário já ser adepto de atividades físicas, qualquer um pode praticar, desde que tenha aval médico.

Para além disso, o serviço oferece cerca de 15 atividades de ritmo, desde Pilates, Cycling, GAP, Zumba, FitPilates, Power Step, Express Ab, Circuito, Total Cond., Express GAP, Fit Cross, Fit-Mix, Pump Atack, Jump, Step Dance, Step Local, Exp Abd, uma variedade que consegue ir de encontro ao gosto e aos objetivos de cada utente, só é preciso escolher e experimentar.

Estas atividades contribuem essencialmente para quem quer melhorar a sua forma física, perder peso e desenvolver a coordenação motora.

São atividades cheia de ritmo e energia que contribuem para um bom desenvolvimento da resistência cardiovascular.

Recentemente, alguns dos espaços desportivos sofreram remodelações e melhoramentos, como foi o caso das salas de Cárdio Fitness e Musculação do Complexo Desportivo do Campus de Gualtar em Braga, bem como o ginásio 4 em Azurém que passou por algumas transformações. Neste momento estão a ser preparadas outras mudanças e reorganizações de espaço, tanto em Braga como em Guimarães.


Novos Equipamentos Desportivos... Novos Treinos!


Os Serviços de Acção Social da Universidade do Minho (SASUM) convidam todos os interessados a visitar e usufruir dos novos equipamentos desportivos disponíveis na sala de musculação, no Pavilhão Desportivo de Gualtar.


A Sala de Musculação do Pavilhão Desportivo da Universidade do Minho, em Gualtar, conta agora com um espaço desportivo preparado para Treino diferenciado com Pesos e Barras Livres.

Com estes novos equipamentos podem agora usufruir de exercícios como:

Dead Lift, Power Cleans, Muscle Ups, etc.


Por isso, não hesitem e venham conhecer os novos equipamentos e participar nas nossas atividades que temos ao seu dispor!


Texto: Ana Coimbra


(Pub. Mar/2017)

 
voltar 
 
  quarta-feira, 13.12.2017 |  © 2017 UMDicas / SAS