UMDicasPublicidade
 
             
  Autentica鈬o/Login
 
Homepage
Mapa do Site
Contactos
email webmaster
   
  imprimir
voltar 
Secretaria Eletrnica facilita a vida dos Estudantes     Secretaria Eletrnica facilita a vida dos Estudantes
UMinho,domingo, 04-03-2012

Os Servi輟s Acad駑icos da Universidade do Minho (SAUM) encetaram no passado dia 25 de janeiro, um novo mdulo de presta鈬o de servi輟s on-line, a Secretaria Eletrnica. Um servi輟 que facilitar em muito a vida dos estudantes da Universidade, atrav駸 do qual poder縊 tratar dist穗cia grande parte dos seus pedidos.
 



A Secretaria Eletrnica est disponvel no portal acad駑ico no endere輟 http://alunos.uminho.pt, sendo que os alunos acedem a este com o seu login e password e escolhem, na Secretaria Eletrnica, o tipo de pedido que pretendem apresentar. Os antigos alunos podem igualmente aceder Secretaria Eletrnica com um registo pr騅io no portal Alumni. Dependendo do tipo de pedido, e da necessidade ou n縊 de pagamento de emolumentos para que possa ser encaminhado, emolumentos pagos atrav駸 de multibanco, o mesmo direcionado para diferentes setores dos Servi輟s para o respetivo tratamento. Posteriormente e segundo a diretora dos Servi輟s Acad駑icos, Dr.ェ Carla Lavrador "os alunos podem consultar no portal, a todo o momento, o estado dos seus pedidos, as informa鋏es enviadas pelos Servi輟s e os tempos de resposta estimados, nas situa鋏es em que possvel apresentar essa estimativa" refere. Na programa鈬o deste novo servi輟 pretendeu-se, segundo o Director do Servi輟 de Tecnologias e Sistemas de Informa鈬o (TSI), Eng.コ. Jos Fernandes "fornecer aos alunos e ex-alunos uma plataforma eletrnica que permite efetuar dist穗cia, todos os pedidos que s縊 feitos ao balc縊 dos Servi輟s Acad駑icos".

ノ objectivo dos SAUM com este novo servi輟 facilitar a vida e satisfazer as necessidades dos estudantes e antigos estudantes, bem como a moderniza鈬o administrativa dos Servi輟s. Para Carla Lavrador pretende-se "reduzir a aflu麩cia de utentes aos nossos Servi輟s e poder, assim, prestar um melhor atendimento n縊 apenas aos interessados que optem pelo recurso aos nossos servi輟s on-line mas tamb駑 瀲ueles que necessitem, por algum motivo, de se dirigir aos nossos Servi輟s e que pretendem ser atendidos de uma forma mais c駘ere, com menos filas de espera e com maior qualidade" afirma.

Aos servi輟s agora disponibilizados ser縊 gradualmente acrescentados outros. Nesta primeira fase foram disponibilizados os pedidos de diferentes tipos de certides e declara鋏es, de estatuto de trabalhador-estudante, de anula鈬o da inscri鈬o, altera鈬o de dados pessoais, credita鈬o profissional e de ades縊 a scio da AAUM. Os interessados podem ainda apresentar pedidos de informa鈬o/esclarecimentos diversos. Ao nvel das certides e declara鋏es, para al駑 de poder ser solicitado o seu envio por correio, foi desde j disponibilizada uma op鈬o de verifica鈬o eletrnica da situa鈬o acad駑ica do estudante que consiste na disponibiliza鈬o de credenciais de acesso prprias, que poder縊 ser fornecidas pelo mesmo a entidades terceiras, de acordo com as suas necessidades, e que permitem verificar on-line a informa鈬o que habitualmente suportada por esses documentos. Esta op鈬o est a ser trabalhada no sentido de se disponibilizar brevemente a possibilidade de obten鈬o de certides e declara鋏es com assinatura digital. Segundo a diretora dos SAUM, atrav駸 da Secret疵ia Eletrnica "evitam-se desloca鋏es, tempos de espera para apresenta鈬o dos pedidos, depend麩cia em rela鈬o aos hor疵ios de funcionamento dos Servi輟s e ainda, pela prioridade que procuraremos dar aos pedidos submetidos on-line, conseguir縊 uma maior rapidez de resposta comparativamente com os pedidos apresentados ao balc縊 dos Servi輟s" diz.


Ser縊 disponibilizados muito em breve os pedidos de emiss縊 de cartas de curso e diplomas, de inscri鈬o em unidades extracurriculares e de credita鈬o de forma鈬o a partir de unidades curriculares realizadas na UMinho, os quais j estavam previstos e cujo desenvolvimento est j a ser ultimado. Para a Diretora "a m馘io prazo ser縊 trabalhados outros tipos de pedidos mais frequentemente apresentados pelos alunos no sentido de alargar o leque de op鋏es disponveis on-line, tais como inscri鈬o em regime parcial, reinscri鋏es, atribui鈬o de regimes especiais de frequ麩cia, pedidos de releva鈬o de faltas, entre outros".

Implementado h pouco tempo, a ades縊 dos alunos ao novo servi輟 tem sido excelente "o que mostra que os alunos est縊 atentos e com interesse em experimentar este servi輟". Este era um projeto que j estava planeado h bastante tempo mas agora assumiu uma particular relev穗cia atendendo, por um lado, ao elevado nmero de utentes que se deslocam aos Servi輟s Acad駑icos, grande parte deles por n縊 terem disponvel outra alternativa vi疱el para apresenta鈬o dos seus pedidos, e, por outro lado, ao nmero insuficiente de recursos que os Servi輟s dispem para poder destinar ao atendimento presencial. Para al駑 disso, os Servi輟s t麥 manifestado de forma recorrente a necessidade de se investir fortemente na informatiza鈬o dos seus procedimentos e na disponibiliza鈬o de servi輟s on-line, nas suas diferentes 疵eas de atua鈬o e no 穃bito dos diferentes ciclos de estudos, necessidade que assume particular relev穗cia na 疵ea da ps-gradua鈬o. Segundo a respons疱el dos SAUM "Entendemos que essa a via adequada para resolver as nossas limita鋏es e garantir um melhor servi輟. Queremos evitar tanto quanto possvel a desloca鈬o dos alunos aos Servi輟s" afirma.

Para al駑 deste, s縊 v疵ios os projetos inform疸icos em curso na UMinho. Segundo Jos Fernandes "podemos referir como exemplos, o projeto de desmaterializa鈬o e reengenharia de processos que tem como objetivo a desburocratiza鈬o e a elimina鈬o progressiva do papel que circula na Universidade, a disponibiliza鈬o eletrnica de um conjunto de mapas e indicadores de apoio gest縊 com informa鈬o acad駑ica, de recursos humanos, financeira, de ID&T e produ鈬o cientfica, o desenvolvimento do sistema eletrnico de suporte 灣 candidaturas, matriculas e inscri鋏es online para os 3コs ciclos e a conclus縊 da implementa鈬o da plataforma eletrnica de apoio ao sistema interno da garantia da qualidade (SIGAQ-UM)."

Texto: Ana Marques


(Pub. Mar/2012)


 
voltar 
 
  quarta-feira, 20.08.2014 |  ゥ 2014 UMDicas / SAS