UMDicasPublicidade
 
             
  Autenticação/Login
 
Homepage
Mapa do Site
Contactos
email webmaster
   
  imprimir
voltar 
Actuação de Grupo Folclórico Estudantil de Universidade Chinesa     Actuação de Grupo Folclórico Estudantil de Universidade Chinesa
UMinho,terça-feira, 26-01-2010

O Salão Medieval da Reitoria da Universidade do Minho encheu-se ontem à tarde, dia 26 de Janeiro, com uma jovem plateia para assistir à actuação do Grupo de Folclore de Estudantes da Universidade Normal do Nordeste da China, numa iniciativa conjunta do Instituto Confúcio da UMinho e do Instituto Confúcio Central em Pequim.
 



                                                  Fotos brevemente disponiveis online na Galeria BIG

 
O principal objectivo do espectáculo foi o de dar a conhecer à região do Norte de Portugal a cultura e artes tradicionais chinesas e promover o intercâmbio entre jovens chineses e portugueses, sendo para tal apresentadas durante cerca de hora e meia diferentes danças e músicas étnicas chinesas, bem como artes marciais e pintura.
 

 
A plateia, constituída por mais de 200 pessoas, contou com a presença de cerca de 150 jovens estudantes. Saliente-se que o grande público presente era sobretudo constituído por mais de uma centena de crianças, provenientes do Colégio D. Diogo de Sousa, que colabora no Projecto "Chinês nas Escolas" do Instituto Confúcio da UMinho, e do Centro Cultural e Social de Sto. Adrião, que assistiram com entusiasmo e curiosidade ao espectáculo. 
 

 
A esta jovem plateia acrescente-se ainda alunos do 12º ano da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso e estudantes da Licenciatura em Línguas e Culturas Orientais e Mestrado em Estudos Interculturais Português / Chinês do Departamento de Estudos Asiáticos do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho. 
 

 
O espectáculo contou ainda com a presença Institucional do Vice-Reitor da Universidade do Minho e Presidente do Instituto Confúcio da mesma, Professor Doutor Rui Vieira de Castro, que proferiu umas palavras de agradecimento e boas vindas a todos, no que foi secundado pelo Vice-Reitor da Universidade Normal do Nordeste da China, que agradeceu a calorosa recepção.
 
Texto: GCII
 
Fotografia: Nuno Gonçalves
 
 
(Pub. Jan/2010)
 
 
voltar 
 
  terça-feira, 21.11.2017 |  © 2017 UMDicas / SAS