UMDicasPublicidade
 
             
  Autenticação/Login
 
Homepage
Mapa do Site
Contactos
email webmaster
   
  imprimir
voltar 
Sara F. Costa vence Prémio Literário João da Silva Correia     Sara F. Costa vence Prémio Literário João da Silva Correia
UMinho,quinta-feira, 10-05-2007

A aluna da UMinho Sara F. Costa da licenciatura em Estudos Orientais venceu o prémio literário "João da Silva Correia" com o livro "Uma devastação Inteligente".
 


O júri da primeira edição do Concurso Literário João da Silva Correia atribuiu o primeiro lugar, na categoria de poesia, à obra "Uma Devastação Inteligente", de Sybil Vane (pseudónimo), "devido à qualidade intrínseca do texto poético apresentado". O prémio traduz-se na garantia da publicação da respectivas obra, mediante a comparticipação financeira, pela Câmara Municipal (até ao limite de 2.500 Euros), nos custos da edição.
 
Dos aspectos que pesaram na opção, o júri constituído por Rui Costa (vice-presidente da Câmara), Josias Gil (escritor e professor) e Helena Cruz (responsável pela Biblioteca Municipal)  salienta a "profunda originalidade, criatividade e sentido demiúrgico da palavra, numa íntima relação cósmica do autor com o poema, constituindo um todo unitário, em que o acto poético se assume enquanto genuína expressão de uma existência".

Sybil Vane é pseudónimo de Sara Raquel Ferreira da Costa, uma jovem de Cucujães (concelho de Oliveira de Azeméis) cujo avô materno nasceu e cresceu em S. João da Madeira, cidade onde a jovem autora fez a sua formação até à conclusão do ensino secundário, na Escola Dr. Serafim Leite.

A ligação ao município sanjoanense era uma das condições definidas no regulamento do Concurso João da Silva Correia, lançado em 2006 pela Câmara de S. João da Madeira, para "promover e consolidar hábitos de leitura e de escrita criativa", estimulando um "envolvimento efectivo da população" e "incentivando o aparecimento de novos valores" na literatura.

Sara Raquel Ferreira da Costa, nascida em 14 de Julho de 1987, frequenta o 2º ano da Licenciatura em Estudos Orientais da universidade do Minho, tendo já obtido diversas distinções em concursos literários. Em 2004, publicou o livro "A Melancolia das Mãos e Outros Rasgos" (Pé de Página Editores).

Nos termos do regulamento, o júri decidiu não atribuir prémio na categoria de Prosa.
    
mais informações: http://umadevastacao.blogspot.com/
 
voltar 
 
  quarta-feira, 13.12.2017 |  © 2017 UMDicas / SAS